Terça-feira de Carnaval: Festa da Sagrada Face

      Sagrada Face no Santo Sudário de Turim...à sua vista, muitos ficaram embaraçados - tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana... (Is 52,14)

      A fidelidade e a verdade antecedem a tua face. Feliz o povo que sabe aclamar-te! ele caminhará à luz da tua face, Senhor! (Sl 88)

      Deus tenha piedade de nós e nos abençoe! Faça brilhar a sua face entre nós, para que sobre a terra se conheça o teu caminho, e a tua salvação, entre todos os pagãos. (Sl 66)

      O rosto do homem do Sudário apresenta uma expressão majestosa e triste, mas ao mesmo tempo serena.
      É de uma formosura fora de série, que deixa muito longe as melhores tentativas dos artistas que têm procurado dar uma expressão adequada ao Filho de Deus feito homem.
      Pensemos em qualquer malfeitor condenado ao tremendo suplício da cruz, com cravos nos pulsos, flagelado sistematicamente, coroado de espinhos...
      Quantos deles teriam podido conservar, depois de tão horrível suplício, um rosto com expressão tão majestosa, serena e nobre?

(Manuel Solé, SJ - O Sudário do Senhor)


      “A face (no Sudário) é de homem quase envelhecido pelo sofrimento... A face direita está inchada e a esquerda contusa; a barba e os cabelos desalinhados e cheios de manchas de sangue. Porém, os sentimentos que nela se lêem são os mais comoventes e misteriosos. É um sentimento de infinita tristeza, que envolve toda a fisionomia, acompanhada de um sentimento de doçura e resignação, misturada da impressão de serenidade, grandeza, e sobretudo MAJESTADE!”
      A cabeça cansa com os problemas da vida, insônias, congestões, vertigens, amnésias, etc. A de Jesus foi ferida pelos espinhos.
      Misticamente ferem agora a fronte de Jesus, sobretudo, os pecados de invejas, ciúmes, ódios, intrigas e derrotismo entre as almas do santuário.

(Pe. Jaime - As Santas Chagas)

      Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Santa Teresa de Lisieux) muito se regozijava na contemplação da Face Adorável e recomendava a todos essa devoção.

      Pio XI recomendou que todas as casas tivessem uma reprodução da Santa Face, impressa no Santo Sudário de Turim.

      Nessa face desfigurada se reflete a maldade de nosso pecado, nossa rebelião contra Deus; e Nela se reflete a misericórdia divina: a Paixão crudelíssima foi sofrida por Jesus por amor ao Pai e a cada um de nós em particular.

      A Festa, ainda não instituída oficialmente pela Igreja, mas já celebrada de maneira particular em muitas paróquias no mundo inteiro, foi pedida pelo Senhor por meio da Madre Maria Pierina.

“Esta Face é como o selo da Divindade que tem o poder de reimprimir nas almas que a ela se dedicam, a imagem de Deus. Eu lhes concederei uma contrição tão perfeita que mesmo os seus pecados serão transformados diante de Mim em jóias de ouro precioso”. (Jesus a Irmã Maria de São Pedro - Tours)

“Toda vez que alguém contemplar a minha Face, derramarei o Meu amor nos corações. E, por meio da Minha Face obter-se-á a salvação de muitas almas”. (Jesus a Irmã Maria Pierina - Milão)


» Ato de desagravo à Sagrada Face
» Terço da Sagrada Face (novo!)«
» Ladainha da Sagrada Face «

 

web counter

Devoções