Categoria
Nenhum evento encontrado!

Devoção do mês de março
Quaresma

2020 abril

Data

25 mar 2020

Tempo

All Day

25 de março: Anunciação do Senhor

“A anunciação de Maria é uma bela e dupla festa: encarnação de Jesus e maternidade de Maria. Neste dia, o Filho de Deus se fez homem e nosso irmão, e Maria, nossa Mãe.”

(Padre Arnaldo Janssen)

«Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um Filho que se chamará Emanuel.»

(Isaías)

«A vara de Jessé floresceu: a Virgem gerou o Homem-Deus; a paz foi restabelecida por Deus, que reconciliou a terra com o céu. Aleluia!»

“O Anjo do Senhor anunciou a Maria
e Ela concebeu do Espírito Santo.
‘Eis aqui a Serva do Senhor,
faça-se em mim segundo a tua palavra.’
E o Verbo Se fez carne
e habitou entre nós!”

A festa de hoje comemora o mais solene acontecimento da história da humanidade: o Verbo eterno, por meio do qual o Pai criou todas as coisas, depois da anunciação do arcanjo São Gabriel, desceu do céu para fazer-se homem, com a cooperação do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, para livrar o homem do pecado e da condenação eterna e restituir-lhe a justiça original.

Neste dia, em que se cumpre a profecia de Isaías, celebra-se o aniquilamento máximo do Verbo e recorda-se a maior dignidade e o mais belo e glorioso dos privilégios marianos:

Na Anunciação, tornando-se Mãe de Cristo, Maria tornou-se também a mãe do gênero humano, a dispensadora de todas as graças e de todas as virtudes, a Rainha e o protótipo de todas as virgens.

No seio da Virgem, o Filho de Deus tomou posse da humanidade, oVerbo divino celebrou as núpcias com a natureza humana.

Todas as almas são convidadas a conceber, formar e dar à luz espiritualmente a Jesus, imitando-lhe as virtudes e comunicando-o ao próximo, mediante o bom exemplo e a santidade dos costumes.

Missal Romano

‘Faça-se…!’

“Jesus deseja que nós também pronunciemos o nosso fiat, entregando-nos inteiramente a Ele. Neste sim, total, perfeito, íntimo, vivido, consiste toda a santidade e a perfeição.”

(Cardeal Schuster)

O “Fiat” (faça-se) é uma palavra maravilhosa. Fez surgir do nada tudo o que existe (cf. Gênesis).

Pronunciou-a a Santíssima Virgem, no dia da Anunciação, e baixou do Céu o Filho de Deus. Nas agonias do Horto, quando foi apresentado a Jesus o cálice das amarguras, é ainda um “Fiat” generoso que nos traz a Redenção. Faça-se a Vossa Vontade!

Sem essa palavra tão pequenina e tão bela, não enviaria Deus ao mundo o Seu Divino Filho nem aceitaria o sacrifício da nossa Redenção.

Alma cristã, sem um “Fiat” generoso de teu coração, Jesus não virá identificar-se contigo no Amor, e realizar essa sublime encarnação do Verbo na alma, como no seio da Virgem, bem nas profundezas e no silêncio de uma vida de recolhimento e de amor.

Sem um “Fiat” no sofrimento, nas penas interiores e exteriores, não haverá redenção para teus pecados, tão numerosos e tão grandes! Precisamos viver de expiação e, no dizer de São Paulo – “completar em nosso corpo a Paixão de Jesus Cristo”. E isto se faz com a aceitação generosa e fiel da Cruz.

“Fiat”! Sim, faça-se a Vossa Vontade, Senhor! Digamos sempre esta palavra tão bela e tão poderosa, ainda que isso nos custe uma agonia de Getsêmani! E, como devemos oferecer o sacrifício que nos pede o Senhor, com generosidade e alegria de sofrer por Quem sofreu por nós, acrescentemos ao nosso “Fiat” um “Gloria-Patri”!

É dever nosso sofrer com paciência e beijar, agradecidos, a mão que nos fere! Oh! como isto agrada a Nosso Senhor e nos atrai as bênçãos do Céu!

O Breviário da Confiança
Mons. Ascânio Brandão

Prática sugerida: Tornar a récita do Angelus uma prática diária, que nos ajudará a amar mais Nossa Senhora e a meditar o mistério da Encarnação.
O Angelus é rezado 3 vezes por dia: às 6h, ao meio-dia e às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *