Meditações da Quaresma

Segunda-feira da Semana Santa

Lembremo-nos das almas do Purgatório!

A oração pelos defuntos é uma das obras de misericórdia espirituais, que muito agradam a Deus.

Se ao longo da vida não nos abrimos à graça de Deus, não conseguimos mudar tão radicalmente no momento da morte. Ao nos depararmos com a realidade de nossa alma naquele instante, facilmente nos condenaríamos. Por causa de seu infinito amor e misericórdia Deus nos concede esse tempo de purificação no Purgatório, de acordo com as disposições de nossa alma.

Por isso nossas orações pelos falecidos são tão agradáveis a Deus: as almas no Purgatório estão salvas, mas nossas orações ajudam na sua puriicação e antecipam o momento em que elas poderão estar no Céu.

Na Novena pelas Almas temos a seguinte reflexão sobre o Purgatório:

Purgatório

  1. Quantas almas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro!
    Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre... estão certas de que chegarão à suprema felicidade... são as amigas de Deus... estão salvas!...
    Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições... de muitas penas temporais devidas aos restos dos pecados perdoados... exiladas por um certo tempo de sua pátria celeste... obrigadas à purificação.
  2. Que santa legião quase inteiramente purificada se prepara hoje mesmo para entrar no céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.
  3. Que multidão se encontra aí encarcerada já há tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo!
    São almas desconhecidas, almas abandonadas, almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras.
    Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavra de amizade e de compaixão, prestemo-lhes assistência!

Em uma das visões místicas que teve ao longo da vida, Santa Gertrudes foi instruída por Jesus a fazer a seguinte oração sabendo que, a cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório:

Oração de Santa Gertrudes pelas Almas

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém