Elementos da devoção
A devoção à Sagrada Face
Esta santa devoção teve origem com a impressão milagrosa do Rosto de Cristo no lenço de Verônica, uma tradição na Igreja incluída em uma das estações da Via Sacra.
Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face muito se regozijava na contemplação da Face Adorável e recomendava a todos essa devoção. Santa Matilde recebeu diversas mensagens de Nosso Senhor sobre as graças associadas à contemplação da Santa Face. Em especial, a Serva de Deus Maria Concetta Pantusa e as religiosas Sóror Maria de São Pedro e Irmã Pierina trabalharam muito para propagar a devoção à Sagrad Face, por incumbência do próprio Senhor, em revelações particulares.
Cada vez que se contemplar Minha Face, derramarei Meu Amor nos corações e por meio de minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas
Sobre a propagação da Devoção a Sagrada Face, o Cardeal Gennari, em nome do Papa São Pio X às Carmelitas de Lisieux, disse:
O Santo Padre deseja que esta imagem seja distribuída profusamente por todas as partes e que seja venerada em todas as famílias cristãs. Recomenda Sua Santidade a propagação de seu culto particularmente aos Excelentíssimos Senhores Bispos como a todos os Eclesiásticos e abençoa especialmente todos aqueles que se tornam seus propagadores.
Neste sentido pronunciou-se também Pio XI dizendo:
Em toda casa e em toda Igreja haja um quadro da Santa Síndone.
A Festa foi pedida através da Madre Maria Pierina:
Quero que Minha Face seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da Quinquagésima (terça-feira de carnaval) e que esta festa seja preparada por uma novena durante a qual todos os fiéis façam Comigo reparação.
Embora ainda não esteja no calendário da Igreja, a Festa da Sagrada Face já é celebrada por instituições religiosas e em 10 de janeiro de 1959 o Papa João XXIII concedeu a licença para a celebração da Festa a todos os Bispos do Brasil.