Elementos da devoção
- Orações diárias em edição
- Novena pelas Almas
- Terço pelas Almas
Orações pelas Almas do Purgatório
Nem toda alma que sai deste mundo com a graça santificante possui a perfeição que o Senhor exige: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Muitos morrem tendo apenas uma orientação para Deus, mas ainda portadores de inclinações desregradas e resquício do pecado. Nesse caso, Deus, por Sua infinita misericórdia, nos dá a possibilidade de nos purificarmos.
Jesus fala desta possibilidade, quando adverte contra o pecado que “não alcançará perdão nem neste século, nem no século vindouro” (Mt 12,32), ou quando fala da prisão, da qual “não sairá antes de ter pago o último centavo” (Mt 5,26).
Essa mesma possibilidade tem em mente São Paulo, falando sobre os evangelizadores que edificam sobre o mesmo fundamento que é Cristo, mas com diversos materiais: “com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, ferro ou palha, a obra de cada um será posta em evidência... Ele mesmo, entretanto, será salvo, mas como que através do fogo” (1 Cor 3,12-15).
As inscrições nos túmulos dos primeiros cristãos e os Padres da Igreja testemunham que já os primeiros cristãos tinham o costume de fazer orações, dar esmolas, e principalmente celebrar o Sacrifício Eucarístico pelo alívio e descanso eterno dos mortos.
Irmã Faustina, quando perguntou a Jesus por quem mais deveria rezar, foi levada a visitar o Purgatório. Entendeu que o Purgatório é pedido pela Justiça divina, mas que podemos recorrer à Misericórdia divina para ajudá-las a ir o mais cedo possível para Deus:
“Tira do tesouro da Minha Igreja todas as indulgências e oferece-as por elas. Oh, se conhecesses o seu tormento, incessantemente oferecerias por elas a esmola do espírito e pagarias as suas dívidas à Minha justiça”.
A oração pelos falecidos é uma das Obras de Misericórdia espirituais.
“Encorajo os católicos a rezarem, com fervor, pelos mortos, pelos membros de suas famílias e por todos os irmãos e irmãs falecidos, para que possam obter a remissão das penas devidas a seus pecados e possam ouvir o chamado do Senhor: «Vem, ó minha pobre alma, para o repouso eterno...».
Eu asseguro aos fiéis que rezarem pelos mortos, pela intercessão de Nossa Senhora, que cordialmente prometo-lhes minha Bênção Apostólica, prazerosamente estendo-a... a todos que rezarem pelas intenções das almas do Purgatório, que tomarem parte na Eucaristia e que oferecerem sacrifícios pelos mortos.” (Papa João Paulo II, 13/09/98)
Veja nos links desta página algumas orações, uma novena e um terço especiais pelas Almas.