Novena pelas Almas

Novena Particular pelas Almas do Purgatório

(início todo domingo)

Novena composta pelo Pe. Victor Jouet, M.S.C., Fundador da Associação do Sagrado Coração para alívio e libertação das Almas do Purgatório

Prática quotidiana de nove dias seguidos: um pequeno passeio pelo Purgatório em companhia do Sagrado Coração, rezando a Novena das Almas.


Vós fazeis tantas vezes passeios, daqui para ali, pela imaginação e pelo coração, inúteis freqüentemente, prejudiciais às vezes. Este que vos é agora indicado figurará entre os úteis passeios e vos ajudará a reparar os que não o foram. Será o tempo de um pensamento sério, de um ato de fé, de zelo, de caridade, duma oração jaculatória.
Por modesto e pequeno que seja, não deixa de ser uma volta completa em sua largura e em sua profundidade. O relâmpago mais rápido ilumina, um instante ao menos, a sombria prisão. A brisa mais leve é sempre dum grande alívio na atmosfera abrasadora... É portanto muito fácil algum sufrágio a qualquer pessoa, por toda parte, a toda hora, em qualquer circunstância.

Excelência desta prática:
Ela corresponde ao desejo do Sagrado Coração: Santa Margarida Maria nela resume as diversas práticas sugeridas por ela às suas noviças, às quais dizia: "Eis, minhas amadas Irmãs, o modo que me parece ser mais conforme ao desejo do Sagrado Coração de Jesus. Assim executareis mais fielmente a promessa que fizestes a Ele em favor das almas sofredoras do Purgatório".

Atos Preparatórios

(orações iniciais para todos os dias da novena)

Oração: Ó santa Margarida Maria, a que Nosso Senhor escolheu para estabelecer e propagar por toda parte como uma fonte inesgotável de graças, a devoção a seu divino Coração, vós que tendes ouvido as almas do Purgatório pedir-vos este remédio novo tão salutar em seus sofrimentos, e que tendes libertado por este meio uma multidão dessas pobres prisioneiras, obtende-nos a graça de executar santamente essa piedosa prática dum passeio pelo Purgatório, em companhia do Sagrado Coração de Jesus rezando a novena pelas almas.

União de Intenções: com os fiéis que realizam, diariamente, este santo exercício, na Igreja titular da Obra, situada em Lungotévere Prati. - Roma.

Consagração do dia: Ó divino Coração de Jesus, ao fazer em vossa companhia este passeio pelo Purgatório, nós vos consagramos tudo o que fizermos e esperamos fazer de bem, com o socorro de vossa graça, durante este dia, e vos pedimos que apliqueis os vossos méritos em favor dessas almas sofredoras. E vós, santas almas do Purgatório, empregai ao mesmo tempo todo o vosso poder no sentido de nos obterdes a graça de viver e de morrer no amor e na fidelidade ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, correspondendo, sem resistência, a seus desejos sobre nós. Amém.

Oferecimento: Pai Eterno, nós vos oferecemos o sangue, a paixão e a morte de Jesus Cristo, as dores da Santíssima Virgem e as de São José, pela remissão de nossos pecados, pela libertação das almas do Purgatório e pela conversão dos pecadores.

Invocação: Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente.
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós e pelos falecidos.
São José, exemplo e padroeiro dos amigos do Coração de Jesus, rogai por nós e pelos falecidos.

Prelúdio: Desçamos um instante pelo pensamento, com o amor do Coração de Jesus e a abundância de suas graças ao Purgatório!

  1. Quantas almas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro!
    Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre... estão certas de que chegarão à suprema felicidade... são as amigas de Deus... estão salvas!...
    Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições... de muitas penas temporais devidas aos restos dos pecados perdoados... exiladas por um certo tempo de sua pátria celeste... obrigadas à purificação.
  2. Que santa legião quase inteiramente purificada se prepara hoje mesmo para entrar no céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.
  3. Que multidão se encontra aí encarcerada já há tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo!
    São almas desconhecidas, almas abandonadas, almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras.
    Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavra de amizade e de compaixão, prestemo-lhes assistência!

Oração do dia

Terceiro dia

Terceiro dia – Terça-feira

Colóquio – De que te arrependes, santa alma do Purgatório? Que fizeste na terra que deixaste?

– Arrependo-me das graças desprezadas.
“Elas me foram oferecidas em tão grande abundância, a cada instante de minha vida, com tão insistente solicitação… Regeneração cristã pelo batismo, vocação, sacramentos, palavras de Deus, inspirações santas, bons exemplos, favores insignes de preservação do perigo, de socorro na tentação, de perdão depois da queda. Que soma incalculável de escolhidas graças!
A umas eu recusei; aceitei friamente outras; abusei da maior parte delas.
Ah! Se eu tivesse hoje, num só momento, a liberdade de estancar minha sede nas fontes de misericórdia que jorram do Coração Sagrado de Jesus, e que os pecadores e os indiferentes desprezam!
Escutai o que santa Margarida Maria vos diz do alto do Céu, como nós vô-lo dizemos: Não há ninguém no mundo que não experimente toda espécie de socorros, uma vez que não falte para com Jesus Cristo um amor reconhecido tal como é aquele que lhe é testemunhado pela devoção a seu Sagrado Coração. (Obras de Santa Margarida Maria, tom. II, 86).”

Práticas Piedosas
Resolução: Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao vosso alcance, as almas dos fiéis vindas de todas as regiões da Ásia, e especialmente a da Palestina, e recomendar-nos àquelas que neste instante sobem ao céu.
Ramalhete espiritual: “O valor duma só graça é superior ao valor natural do universo inteiro”. (S. Tomás).
Sufrágio: Algumas orações em honra do Sagrado Coração.
Intenção particular: Orar pela alma do Purgatório mais distanciada de sua libertação.
Motivo: Deixai-vos tocar por sua desolação e por sua humildade em suportar seus longos sofrimentos, pois elas vos serão reconhecidas! Felizes sereis se elas vos obtiverem a humildade neste mundo, para serdes glorificados no outro.

Oração para a terça-feira: Ó Senhor, Deus onipotente, suplico-vos, pelo sangue preciosíssimo, que Jesus vosso divino filho, derramou em sua dolorosa coroação de espinhos, que liberteis as almas do Purgatório, sobretudo aquela que deveria ser a última a sair desse lugar de tormentos, a fim de que ela não demore tanto a louvar-vos em vossa glória e a bendizer-vos para sempre. Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria, Das Profundezas:

Das profundezas eu clamo a Vós, Senhor, escutai a minha voz.
Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece.
Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
Mas em Vós se encontra o perdão, eu Vos temo e em Vós espero.
No Senhor ponho a minha esperança, espero em Sua palavra.
A minh'alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.
Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora.
Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa. (Salmo 129)

Versículo: Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno.
E brilhe para eles a vossa luz.
Descansem em paz. Amém.

Oração jaculatória: Pai Eterno, ofereço-vos o sangue preciosíssimo de Jesus Cristo, em expiação de meus pecados, em sufrágio das santas almas do Purgatório, pelas necessidades da Santa Igreja.

Orações finais

Oração pelas almas

Senhor Jesus, dignai-vos, pelo sangue precioso que derramastes no Jardim das Oliveiras, socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a mais desamparada. Levai-a hoje para o céu, a fim de que, unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelo sangue precioso que derramastes durante vossa flagelação, dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a que em vida me fez mais benefícios. Levai-a hoje para o céu, a fim de que,unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelo sangue precioso que derramastes durante vossa coroação de espinhos, dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a que mais amou a Santíssima Virgem. Levai-a hoje para o céu, a fim de que unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelo sangue precioso que derramastes carregando vossa cruz,dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório,principalmente a que sofre pelos maus exemplos que lhe dei. Levai-a hoje para o céu, a fim de que unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelos merecimentos do sangue precioso contido no cálice que apresentastes a vossos apóstolos depois da Ceia, dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a que foi mais fervorosa com o Santíssimo Sacramento do Altar. Levai-a hoje para o céu, a fim de que unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelos méritos do sangue precioso que emanou de vossas chagas,dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente aquela a quem me confiastes na terra. Levai-a hoje para o céu, a fim de que unida aos anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelos méritos do sangue precioso que saiu do vosso sagrado Coração, dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a que mais propagou o culto do vosso Sacratíssimo Coração. Levai-a hoje para o céu, a fim de que unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelos merecimentos de vossa adorável resignação sobre a Cruz, dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a que mais padece por minha causa. Levai-a hoje para o céu, a fim de que unida aos Anjos e à vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Senhor Jesus, pelos méritos das lágrimas que a Santa Virgem derramou aos pés de vossa cruz, dignai-vos socorrer e livrar as almas do Purgatório, principalmente a que vos é mais cara.Levai-a hoje para o céu, a fim de que, unida aos Anjos e à Vossa Mãe Santíssima, ela vos bendiga para sempre. Amém.

Oração às Almas

Almas Benditas do Senhor, vós que estais na intimidade de Deus nosso Pai e ansiosas aguardais a hora abençoada em que as portas do céu se abram para vós, ouvi a nossa súplica.

Vós, que no convívio com os homens experimentastes as angústias e as aflições desta terra e hoje estais na expectativa de gozar da mais plena felicidade da vossa união com Deus, pedi ao Pai alívio para os nossos sofrimentos e coragem para prosseguirmos em nossa caminhada para a casa do Pai.

Vós, que nesta vida colocastes vossa mão trêmula e fraca na mão forte e segura de Jesus Cristo, que caminhastes lado a lado com Ele através dos anos da vida terrestre e que hoje estais na feliz companhia do Nosso Salvador junto ao Pai, fazei que o Coração de Jesus infunda confiança e paz em nosso coração e ilumine nosso espírito com sua divina sabedoria para que possamos caminhar tranqüilos nas estradas tortuosas desta vida até juntarmo-nos a Vós no banquete celeste com a Virgem Maria e com todos os Santos. Amém.

Almas santas e benditas, rogai a Deus por nós, que rogaremos a Deus por vós; alcançai para nós os favores que vos suplicamos… e que Deus vos dê repouso e luz eterna. Amém.