Devoção do mês de maio

Vigésimo Nono Dia - A devoção do Santíssimo Rosário

Oração Preparatória

Abri, Senhor, os nossos lábios, para que dignamente louvemos o Vosso Santo Nome, na veneração da Santíssima Virgem Maria. Purificai nossos corações de todos os pensamentos perversos, vãos e inúteis. Iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade, para que possamos fazer a nossa oração com verdadeira humildade, firme confiança e fervorosa devoção e mereçamos ser atendidos e bem despachados perante o Augusto Trono da Vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.

Oração de Oferecimento

Virgem Santíssima, gloriosa Mãe de Deus, ó Maria! Eis-nos diante de Vós novamente reunidos para manifestar-Vos a nossa veneração e o nosso amor. Alegramo-nos pela alta dignidade e glória a Vós concedida pelo Deus todo-poderoso. Louvamos e bendizemos ao Senhor, por nos ter dado a Vós por Mãe, por ter adornado do mais perfeito amor o Vosso Puríssimo e Sagrado Coração.

Consagramos a Vós, Virgem Santíssima, todos os dias deste mês e especialmente o dia de hoje. Hoje e sempre Vos escolhemos por nossa protetora e intercessora junto a Jesus, Vosso Filho. A Vós consagramos nosso coração, nosso corpo e nossa alma. Em Vossas mãos entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições e tribulações. A Vós recomendamos a nossa vida inteira e em particular os últimos instantes dela. Mostrai ser nossa Mãe! Ao Vosso patrocínio recomendamos a Santa Igreja Católica, especialmente o Papa Francisco, todos os bispos, o clero secular e regular, e as benditas almas do purgatório.

Compraza-se o Vosso carinhoso Coração nos nossos cânticos e piedosas orações. Juntamo-las neste mês às orações de todos os fiéis e aos louvores que os Anjos no Céu oferecem a Vós, sua amabilíssima Rainha. Alcançai-nos a graça, a maior de todas, de sermos fiéis a Vós e a Vosso Filho até a morte, para que possamos louvar e amar convosco no Céu a Jesus, Vosso Filho e a Santíssima Trindade, por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Vigésimo Nono Dia
A devoção do Santíssimo Rosário

Nossa Senhora do Rosário

1. A devoção do Santíssimo Rosário é uma devoção antiqüíssima na Igreja. Quando, no princípio do século décimo terceiro, se tratava de combater e extirpar a heresia dos Albigenses, Nossa Senhora inspirou a São Domingos a idéia de pregar e propagar esta devoção como meio poderosíssimo para debelar a heresia perniciosa.
São Domingos começou imediatamente a executar esta inspiração do céu, e com tanto proveito, que não só pôs termo à propagação da heresia, mas que daquela hora em diante a heresia começou a desaparecer. Mais do que a espada fulgente e aterradora de Simão de Monfort, a arma tremenda e pacífica do Rosário, vibrada pelo avigorado pulso de São Domingos, debelou nas planícies de Muret as hordas sanguinárias dos Albigenses.

2. No decurso dos séculos, os sumos Pontífices recomendaram com grande insistência aos fiéis a devota recitação do Rosário. Pio IX e Leão XIII proclamaram esta devoção como o remédio mais eficaz contra os males atuais da sociedade. Dizia Leão XIII: "O Rosário é o sinal distintivo, e como o estandarte da piedade cristã". e São Francisco de Sales dizia: "O Rosário é a melhor oração que temos". Dom Esberard escreveu numa carta pastoral: "O Rosário é a prece por excelência em honra de Maria. Não é outra coisa mais que o Evangelho, embora abreviado e resumido, posto ao alcance de todos". Por isto não é de estranhar a predileção do povo cristão pelo Rosário.

3. Esta popular devoção, delícia das almas piedosas, consiste em recitar, como é notório, 150 vezes a saudação angélica. Este número se reparte em 15 décadas ou dezenas, cada uma das quais se abre pela oração dominical, o "Pai Nosso" e fecha-se pelo "Glória ao Pai". Cada uma destas 1décadas é destinada a comemorar um dos 15 principais mistérios do Evangelho em que a Santa Virgem Maria teve parte importante. Dividem-se os mistérios em 3 séries principais, cada uma de 5 mistérios, que por si formam um todo completo, chamado terço. Chamam-se mistérios gozosos os mistérios da primeira série, que nos recordam as alegrias do nascimento de Jesus e toda a sua infância.
Os mistérios da segunda série contém toda a obra da redenção propriamente dita e renovam a dolorosa lembrança da Paixão e Morte do Salvador e das Dores da Santíssima Virgem.
Os mistérios do último terço têm por objeto a recompensa e glória de Jesus e Maria, e chamam-se mistérios gloriosos.

Obs.: Em 2013, São João Paulo II propôs mais um conjunto de mistérios a serem contemplados no rosário, após os mistérios gozosos: os mistérios luminosos, que contemplam a missão de Jesus, do Batismo até a Instituição da Eucaristia.
Portanto, se rezamos também os mistérios luminosos, temos 20 dezenas e rezamos 200 Ave Marias.

Rezemos 3 Ave-Marias para que Maria nos alcance um grande amor à devoção do Rosário.

Orações finais

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.

Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem benigna, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho da justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu, rogai por nós.
Rainha do Santo Rosário, rogai por nós.
Rainha da Paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Oremos
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais a Vossos servos gozar uma perpétua saúde do corpo e da alma, e que pela intercessão gloriosa da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos livres da presente tristeza e gozemos a eterna alegria. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

Salve Rainha...

Consagração a Maria Santíssima

Santa Maria, Mãe de Deus e Virgem, eu, Vosso indigno servo, escolho a Vós hoje por minha mãe, protetora e advogada, e em prova da minha devoção me ofereço todo a Vós.
Em Vós, depois de Jesus, ponho toda a minha esperança. Vós sois a Virgem poderosa, o Auxílio dos Cristãos, o Refúgio dos pecadores, e nunca se ouviu dizer que algum daqueles que pediram o Vosso auxílio fosse por Vós desamparado. A Vós, por isso, neste dia, com toda a confiança me entrego.
Aceitai-me, Senhora amabilíssima, para sempre, no número dos Vossos servos. Sede minha protetora durante toda a minha vida, e quando chegar a minha última hora, assiti-me piedosamente na agonia e deixai-me morrer em paz nos Vossos braços, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Amém.

Dia 28 | Dia 30