Devoção do mês de maio

Sexto Dia - A apresentação da Santíssima Virgem no templo

Oração Preparatória

Abri, Senhor, os nossos lábios, para que dignamente louvemos o Vosso Santo Nome, na veneração da Santíssima Virgem Maria. Purificai nossos corações de todos os pensamentos perversos, vãos e inúteis. Iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade, para que possamos fazer a nossa oração com verdadeira humildade, firme confiança e fervorosa devoção e mereçamos ser atendidos e bem despachados perante o Augusto Trono da Vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.

Oração de Oferecimento

Virgem Santíssima, gloriosa Mãe de Deus, ó Maria! Eis-nos diante de Vós novamente reunidos para manifestar-Vos a nossa veneração e o nosso amor. Alegramo-nos pela alta dignidade e glória a Vós concedida pelo Deus todo-poderoso. Louvamos e bendizemos ao Senhor, por nos ter dado a Vós por Mãe, por ter adornado do mais perfeito amor o Vosso Puríssimo e Sagrado Coração.

Consagramos a Vós, Virgem Santíssima, todos os dias deste mês e especialmente o dia de hoje. Hoje e sempre Vos escolhemos por nossa protetora e intercessora junto a Jesus, Vosso Filho. A Vós consagramos nosso coração, nosso corpo e nossa alma. Em Vossas mãos entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições e tribulações. A Vós recomendamos a nossa vida inteira e em particular os últimos instantes dela. Mostrai ser nossa Mãe! Ao Vosso patrocínio recomendamos a Santa Igreja Católica, especialmente o Papa Francisco, todos os bispos, o clero secular e regular, e as benditas almas do purgatório.

Compraza-se o Vosso carinhoso Coração nos nossos cânticos e piedosas orações. Juntamo-las neste mês às orações de todos os fiéis e aos louvores que os Anjos no Céu oferecem a Vós, sua amabilíssima Rainha. Alcançai-nos a graça, a maior de todas, de sermos fiéis a Vós e a Vosso Filho até a morte, para que possamos louvar e amar convosco no Céu a Jesus, Vosso Filho e a Santíssima Trindade, por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Sexto Dia
A apresentação da Santíssima Virgem no templo

Apresentação de Nossa Senhora no templo

1. Maria dá-se a Deus pronta e espontaneamente. Havia no espaçoso e maravilhoso templo de Jerusalém uma parte que servia de recolhimento às piedosas mulheres que se dedicavam à vida religiosa e ao serviço do templo. Entre estas mulheres havia, como refere São Lucas, uma profetiza chamada Ana. Na idade de 3 anos, como nos refere a Tradição, os santos pais Joaquim e Ana, apresentaram a sua filhinha no templo, e desde aquele dia a Santíssima Virgem ficou no templo, a fim de ser educada para o serviço de Deus. Com imensa alegria a santa menina se oferece a Deus. Lá na casa de Deus aprendia a cantar salmos, ouvia com muita atenção as explicações dos livros sagrados e das profecias sobre a vinda do Salvador prometido. Neste santo recolhimento, vivia contente e alegre no cumprimento dos seus deveres, salientando-se entre todas as condiscípulas pela sua humildade, sua paciência, sua devoção e inocência.
Quanto deve envergonhar esta prontidão da santa menina em dar-se a Deus e consagrar-se inteiramente aos seu serviço, a nossa tibieza e a hesitação com que fazemos qualquer pequeno sacrifício por amor de Deus. Oxalá que tivéssemos um pouco desta coragem para nos dar a Deus sem reserva.

Maria dá-se a Deus inteiramente. Renunciou ao mundo e a todos os seus prazeres consagrando-se a Deus perfeita e inteiramente. O serviço de Deus naquele santo recolhimento eram as suas delícias. As vaidades e os prazeres do mundo não a atraíam, seu coração era dedicado só a Deus. Que belo exemplo dá Maria a todos nós e principalmente à mocidade.
É certo - é certíssimo - que os prazeres deste mundo não nos podem dar uma verdadeira e duradoura felicidade. Bem o sabemos, muitas vezes o confessamos, entretanto não temos a força moral para renunciar a estas ilusões. Pensamos de conseguir o que ninguém ainda conseguiu? Se ao menos amássemos a Deus de todo o nosso coração, se cumpríssemos ao menos os deveres religiosos com verdadeiro gosto e sem repugnância, se nos contentássemos com aqueles prazeres e divertimentos que não impedem o cumprimento dos nossos deveres religiosos e não carregam a nossa consciência, ainda assim seríamos felizes. Mas como é diferente o nosso modo de pensar do da Santíssima Virgem, quão grande é a nossa cegueira e fraqueza!

3. Maria consagrou-se a Deus irrevogavelmente.
Nunca se viu na Santíssima Virgem a menor volubilidade e inconstância, que entre nós são tão freqüentes. Nunca se arrependeu de se ter oferecido inteiramente a Deus, nunca arrefeceu-se no caminho da perfeição, pelo contrário, tornou-se cada dia mais fervorosa, mais fiel e mais exata na observação da lei de Deus. Quanto estamos longe de imitar a constância de Maria! Nossa vida não é senão uma série contínua de promessas e de faltas de cumprimento, de resoluções e bons propósitos e de fraquezas em executá-los. No mesmo dia, à vezes na mesma hora, tornamos a cair nas culpas que acabamos de detestar.

Rezemos 3 Ave-Marias para obter a graça de conhecer o verdadeiro valor das coisas mundanas e celestes.

Orações finais

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.

Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem benigna, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho da justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu, rogai por nós.
Rainha do Santo Rosário, rogai por nós.
Rainha da Paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Oremos
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais a Vossos servos gozar uma perpétua saúde do corpo e da alma, e que pela intercessão gloriosa da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos livres da presente tristeza e gozemos a eterna alegria. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

Salve Rainha...

Consagração a Maria Santíssima

Santa Maria, Mãe de Deus e Virgem, eu, Vosso indigno servo, escolho a Vós hoje por minha mãe, protetora e advogada, e em prova da minha devoção me ofereço todo a Vós.
Em Vós, depois de Jesus, ponho toda a minha esperança. Vós sois a Virgem poderosa, o Auxílio dos Cristãos, o Refúgio dos pecadores, e nunca se ouviu dizer que algum daqueles que pediram o Vosso auxílio fosse por Vós desamparado. A Vós, por isso, neste dia, com toda a confiança me entrego.
Aceitai-me, Senhora amabilíssima, para sempre, no número dos Vossos servos. Sede minha protetora durante toda a minha vida, e quando chegar a minha última hora, assiti-me piedosamente na agonia e deixai-me morrer em paz nos Vossos braços, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Amém.

Dia 05 | Dia 07