Devoção do Mês de Maio

Segundo Dia

Oração Preparatória

Abri, Senhor, os nossos lábios, para que dignamente louvemos o Vosso Santo Nome, na veneração da Santíssima Virgem Maria. Purificai nossos corações de todos os pensamentos perversos, vãos e inúteis. Iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade, para que possamos fazer a nossa oração com verdadeira humildade, firme confiança e fervorosa devoção e mereçamos ser atendidos e bem despachados perante o Augusto Trono da Vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. 
Amém.

Oração de Oferecimento

Virgem Santíssima, gloriosa Mãe de Deus, ó Maria! Eis-nos diante de Vós novamente reunidos para manifestar-Vos a nossa veneração e o nosso amor. Alegramo-nos pela alta dignidade e glória a Vós concedida pelo Deus todo-poderoso. Louvamos e bendizemos ao Senhor, por nos ter dado a Vós por Mãe, por ter adornado do mais perfeito amor o Vosso Puríssimo e Sagrado Coração.  

Consagramos a Vós, Virgem Santíssima, todos os dias deste mês e especialmente o dia de hoje. Hoje e sempre Vos escolhemos por nossa protetora e intercessora junto a Jesus, Vosso Filho. A Vós consagramos nosso coração, nosso corpo e nossa alma. Em Vossas mãos entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições e tribulações. A Vós recomendamos a nossa vida inteira e em particular os últimos instantes dela. Mostrai ser nossa Mãe! Ao Vosso patrocínio recomendamos a Santa Igreja Católica, especialmente o Papa Francisco, todos os bispos, o clero secular e regular, e as benditas almas do purgatório.  

Compraza-se o Vosso carinhoso Coração nos nossos cânticos e piedosas orações. Juntamo-las neste mês às orações de todos os fiéis e aos louvores que os Anjos no Céu oferecem a Vós, sua amabilíssima Rainha. Alcançai-nos a graça, a maior de todas, de sermos fiéis a Vós e a Vosso Filho até a morte, para que possamos louvar e amar convosco no Céu a Jesus, Vosso Filho e a Santíssima Trindade, por todos os séculos dos séculos.  
Amém.

 
 


Segundo dia

A Predestinação da Santíssima Virgem

1. Maria Santíssima foi predestinada para a mais alta dignidade. Tendo Deus de toda a eternidade resolvido salvar o mundo pelo mistério inefável da encarnação de Seu Filho Unigênito, dignou-Se de escolher Maria, entre todas as filhas de Adão para ser a Mãe Dele. Esta escolha elevou Maria Santíssima a uma dignidade tão sublime e tão eminante, que o espírito humano é incapaz de compreender toda a sua grandeza. Tudo que há de grande no Céu e na terra não é nada comparado a tão sublime dignidade. 
Prostremo-nos diante do trono desta augusta Rainha e lhe tributemos as nossas humildes e respeitosas homenagens devidas a tanta grandeza e dignidade. 

2. Maria foi também predestinada para a mais perfeita santidade. 
Imaginemos, se for possível, qual devia ser a santidade daquela que o Filho de Deus escolheu para Sua Mãe. Nunca, nem por um instante, a mais leve sombra de pecado manchou a sua alma pura e imaculada. Por um privilégio especial foi preservada do pecado original. Santa e pura foi no momento da sua conceição, e santa e pura, cumulada de méritos, entregou a alma na hora de sua morte ao Criador. Não foi lisonja, foi a singela expressão da verdade, quando o enviado da Santíssima Trindade, o Arcanjo São Gabriel, a chamava: "Cheia de graça", quando foi anunciar-lhe que era escolhida para ser a Mãe do Salvador do mundo. 
Maria Santíssima merece, pois, a nossa veneração especial por sua incomparável santidade. 
Peçamos a ele a força necessária para aproveitar bem as graças que a misericórdia divina nos concede. 

3. Maria foi predestinada para a mais elevada glória. Pobre e humilde na terra foi, entretanto, predestinada por Deus para ocupar o primeiro lugar no Véu e ser a futura Rainha dos Anjos e dos Santos. 
Abaixo de Deus hoje não há e nunca haverá criatura alguma de igual glória e grandeza. É colocada acima de todos os Anjos e Santos sobre um trono brilhante à direita de seu Divino Filho. 
Felicitemo-la por tanta grandeza. Trabalhemos por merecer a poderosa proteção dessa Rainha incomparável. Tudo podemos esperar dela, se tomar especial interesse por nós. 

Rezemos 3 Ave-Marias para merecer a especial proteção da gloriosa Mãe de Deus.

Orações finais